Visto de Turista para o Canadá


 

Nos últimos anos as viagens para o Canadá ganharam maior popularidade, seja por conta do clima, por conta das paisagens ou por conta da cultura diversificada existente ali. Se você está planejando viajar para o território canadense, precisará saber como conseguir seu visto de turista para o Canadá.

Como conseguir seu Visto de Turista para o Canadá

Existem dois tipos diferentes de vistos de turismo canadense, o eTa e o Visto Tradicional. O primeiro é uma forma eletrônica, que isenta seu possuidor de todos os trâmites para conseguir o Visto Tradicional. Você lerá mais sobre cada um deles e descobrirá como conseguir seu Visto de Turista para o Canadá.

O que é o Visto?

Visto é um documento necessário para a sua entrada em qualquer país, embora não seja garantia absoluta de que os oficiais de imigração te aprovarão. Ele mostra que você tem boas intenções em estar ali, que planeja voltar para o seu país de origem e que não tem problemas com as autoridades do lugar onde mora.

Seu visto é carimbado ou anexado ao seu passaporte, e muitas pessoas encaram um passaporte cheio como uma grande conquista.

Existem tipos diferentes de vistos, que determinam o motivo da sua visita e quanto tempo está autorizado a ficar. O visto de turismo é para pessoas que desejam visitar o país por um curto período de tempo. Se você viaja com um desses, não poderá se envolver em estudos ou procurar um emprego por ali.

O que é o eTA?

A autorização eletrônica de viagem é um procedimento que te dá um visto de turismo com preço mais baixo e mais rápido do que a forma convencional. Desde o início de 2017 essa modalidade está disponível para brasileiros, e só é válida para entradas no país por vias aéreas.

Se você teve um visto canadense dos últimos 10 anos ou tem um visto válido dos Estados Unidos, tem acesso a essa facilidade. A taxa de emissão é de sete dólares canadenses, e ela deve ser paga apenas com um cartão de crédito. O valor não é reembolsável, por isso você precisa ter certeza de que é elegível.

Com validade de até 5 anos (lembrando que deixará de ser válido caso seu passaporte expire), você pode solicitar seu eTA seguindo o passo a passo abaixo:

  1. Tenha em mãos a documentação necessária: passaporte atualizado, cartão de crédito e endereço de e-mail.
  2. Preencher o formulário: No site do Governo do Canadá, você encontrará um formulário para preencher. Esteja com seus documentos ao lado, porque esse formulário possui tempo máximo para ser preenchido.
  3. Pague a taxa: Lembre-se de, ao terminar o pagamento, imprimir o recibo, porque você não poderá acessá-lo depois.
  4. A resposta: A resposta sobre sua aprovação (ou sobre a falta dela) chegará dentro de alguns segundos, mas em alguns casos pode demorar até uma semana. Caso você seja aprovado, seu visto constará no sistema de check-in das companhias aéreas e do oficial de imigração.

Como conseguir o visto de turista para o Canadá?

O eTA oferece muita facilidade, mas não são todas as pessoas que tem acesso a ele. Seja por não ter um visto válido para os Estados Unidos, ter tido um visto para o Canadá nos últimos 10 anos ou por simplesmente não entrar no país por vias aéreas, você pode precisar de um visto de turista tradicional.

O visto tradicional é aquele que todos já conhecem e que já foi citado anteriormente. Para consegui-lo, você precisará passar por um processo um pouco mais longo e precisará pagar taxas mais caras. Saiba como conseguir o visto de turista para o Canadá em um passo a passo:

  • Tenha em mãos os documentos que serão necessários: certidão de Casamento. Cópia das folhas do passaporte que contenham seu nome e demais dados pessoais, sua foto e número do documento. Duas fotos, de acordo com os padrões contidos no manual disponível no site do Governo Canadense. Comprovação financeira. Carta explicativa sobre o propósito de sua viagem. Você também precisará ter o comprovante de pagamento da taxa básica, por isso o imprima assim que o tiver e una aos outros documentos necessários.
  • Preencha o formulário: Existem muitos formulários no site do Governo Canadense, e você precisa selecionar o formulário básico e suas extensões para quem viajará com a família ou com o cônjuge. Cuide para que todas as informações sejam verdadeiras e precisas.
  • Pague as taxas: As taxas para esse tipo de visto são de 100 dólares canadenses por pessoa, além do acréscimo de 85 dólares para o caso de sua biometria ser requerida. Esses valores podem aumentar a qualquer momento. Saiba aqui se você precisará de sua biometria.
  • Submeta sua aplicação: Existem suas formas, online e pessoalmente no VFS Global, que representa o CVAC no Brasil.

Submetendo sua aplicação no VSF Global

Você precisará pagar uma taxa de 34,91 dólares canadenses, que é preciso pagar na hora com um cartão de débito. Seu passaporte será enviado junto aos documentos para o consulado. Você poderá busca-lo ou pagar outra taxa para que ele seja levado de volta até onde você estiver.

Para realizar o procedimento, você precisará entrar no site da VSF Global e solicitar uma visita. Você pode ser encaminhado diretamente para a página necessária clicando aqui.

Submetendo sua aplicação online

Para isso, você precisará de um scanner ou de uma câmera para digitalizar todos os documentos solicitados e enviar em um único arquivo. Se o seu visto for aprovado, o envio do seu passaporte será cobrado junto a uma taxa de transmissão de 27,93 dólares canadenses.

Quando seu passaporte estiver pronto, você poderá busca-lo no CVAC ou pagar outra taxa para que o enviem para onde você estiver.

Agora você sabe como ter o seu visto de turista para o Canadá e pode descobrir mais dicas e explicações para as suas viagens em outros artigos aqui no site!

Leave a Reply