Stopover – O Que é?

Já pensou em conhecer mais de um destino pelo preço de um? Isso é possível graças ao chamado Stopover. Trata-se da possibilidade de comprar uma passagem com escala em algum ponto de interesse. Muitas vezes é possível até mesmo ficar alguns dias na cidade onde a conexão é realizada.

Ficou curioso? Nesse artigo vamos explicar melhor o que é Stopover, além de dar algumas dicas bem legais para que você seja capaz de fazer uma viagem por vários destinos sem pagar mais por isso. Em muitas situações é possível até mesmo economizar com essa estratégia.

Conceito de Stopover

Apesar de muitas pessoas pensarem que um Stopover só vale quando a escala é de vários dias, o conceito é um pouco menos exigente. Na verdade, qualquer escala de mais de 12h pode ser classificada como Stopover. É o tempo para sair do aeroporto, conhecer um pouco da cidade e dos arredores e voltar para o próximo voo.

Por isso, quando o voo é de longa duração, é comum que a companhia aérea tenha que parar em um algum ponto para reabastecer, descarregar passageiros e avaliar as condições da aeronave. Por isso as escalas existem.

Ou seja, para entender o que é Stopover, basta pensar no conceito tradicional de escala, conhecido por todo mundo. A diferença é que estamos falando de uma escala mais demorada, que pode ser de vários dias. E no caso do Stopover, o passageiro pode escolher onde fazer essas paradas e por quanto tempo ficar, em alguns casos.

Quanto custa fazer Stopover

Geralmente é possível fazer um Stopover sem nenhum custo adicional ou, às vezes, adicionar uma perna extra. No final das contas, sai muito mais barato viajar assim do que comprar um bilhete específico para o país onde a escala será realizada.

Muitas vezes é possível conseguir até mesmo descontos por viajar com escalas em outros países. Imagine que um avião decole cheio, mas que metade dos passageiros desembarquem na primeira parada. No restante do trecho, a aeronave seguirá com lotação reduzida.

Por isso as companhias oferecem vagas com preços promocionais para aqueles que desejem seguir a partir de um trecho com escala. Dessa forma é possível manter sempre um equilíbrio no número de passageiros em cada um dos trechos atendidos pela companhia.

Como funciona o Stopover

Agora que falamos um pouco sobre o que é Stopover, vale a pena aprofundar um pouco mais. Como essa escala funciona? Bom, primeiro é preciso considerar que a companhia não te pagará nada durante o tempo em que você está esperando. É diferente de quando ocorre um atraso, por exemplo, em que a companhia é responsável.

No caso do Stopover, o próprio passageiro escolhe dar uma paradinha em um país que fica no caminho. Essa paradinha pode ser de 12h ou até mesmo de uma semana inteira. Ou seja, tempo suficiente para ficar na cidade, conhecer a região e até mesmo fazer um belo roteiro.

É interessante notar que muitos voos possuem Stopover escondido. Sim, para ter acesso é preciso fazer uma busca mais demorada. Talvez você tenha viajado sempre do ponto A para o ponto C sem saber que era possível passar alguns dias no ponto B sem pagar nada mais por isso.

Como fazer Stopover

Você já sabe o que é Stopover, mas como fazer isso na prática? Se você compra seus boletos de avião através de um consultor de vagens, o melhor é explicar para o seu agente que você tem interesse em conhecer outros destinos pelo caminho. As agências de viagens já conhecem bem essa prática e vão te mostrar as melhores opções.

Agora, se você está comprando suas passagens por conta, deverá explorar uma opção pouco conhecida nos sites de compra. No momento de indicar o ponto de partida e o destino, mude para o menu “múltiplos destinos”.

Na tela você será capaz de indicar o ponto de origem, o ponto de chegada e paradas por outras regiões. É possível até mesmo especificar quantos dias você quer ficar no Stopover antes de seguir para o seu destino final.

Uma dica de ouro é dar uma olhada nos países que permitem a entrada de brasileiros que estão em Stopover por alguns dias. Isso mesmo, em alguns países onde o visto é exigido, turistas podem entrar sem visto apresentando a passagem de avião.

Isso porque elas sabem que você não ficará na cidade por muito tempo. Então deixam você entrar para dar uma olhada, conhecer e depois voltar para o aeroporto. Como você pode ver, o Stopover é uma excelente opção para conhecer outras partes do mundo.

Leave a Reply