Solicitação de Visto de Trânsito Americano

Visto é um documento que você precisará tirar a cada nova viagem. Ele corresponde ao carimbo que seu passaporte adquire ao ser aprovado, e é a forma que os governos utilizam para manter controle sobre a entrada e saída de seus cidadãos de seus países.

Além disso, o visto é uma forma de o país que te recebe saber que você foi autorizado a estar ali, ou seja, que está de acordo com as normas que deverá seguir ali, que não tem problemas com o governo do seu próprio país e que não planeja se tornar um imigrante ilegal. Também é uma forma de te proteger, uma vez que tendo um, você poderá relatar qualquer problema e procurar a embaixada brasileira onde quer que esteja.

Ter um visto é necessário, mas envolve um processo um pouco trabalhoso, que precisa ser feito com antecedência em relação à sua viagem Você precisará de um caso queira sair do Brasil, e pode precisar de mais do que um, se seu voo precisar fazer paradas. Por isso, não deixe para a última hora.

O que é o visto de trânsito americano?

Existem muitos tipos de vistos, que determinam o motivo de sua ida ao exterior e o tempo que você pode ficar ali. Um deles é o visto de trânsito, que também é chamado Visto C-1, e dá autorização que você permaneça nos EUA durante um voo que faça escala ou conexão de duração máxima de 48 horas no país.

O que é um voo com escala ou conexão?

Voos com escalas são aqueles que fazem paradas em um ou mais países antes de seu destino final para fins de abastecimento ou de desembarque de passageiros. Nesses casos, você não precisará sair do avião.
Voos que fazem conexões são aqueles em que você desembarca em uma cidade (ou país) que não seja seu destino final e precisa aguardar para embarcar em outro avião, que irá para seu destino desejado. Você pode esperar desde horas, até mesmo mais do que um dia inteiro ali.

Por você estar no avião que entra no território americano, e correr o risco de enfrentar algum problema ali (ou estar presente quando algum problema acontecer), ter o visto de trânsito é importante.

Como fazer a solicitação do Visto de Trânsito Americano (C-1)?

Primeiramente, é preciso informar que não existe uma fórmula mágica que te faça conseguir o visto. Você lerá o procedimento, mas a aprovação dependerá do oficial consular responsável, que se baseará na entrevista e nas informações que você conceder. Dito isso, veja o passo a passo para fazer a solicitação do Visto de Trânsito Americano:

  1. Tenha um passaporte em mãos com ao menos uma página em branco. Ele também não pode estar danificado e caso esteja, é recomendável que você faça um novo antes de ir à entrevista.
  2. Preencha online o formulário DS-160, que você pode acessar clicando aqui. Anote o número de identificação (Application ID) de seu formulário, ele será necessário para acessá-lo posteriormente. Preencha os dados com precisão. Qualquer informação errada pode significar atraso para que você receba seu visto, ou até mesmo a negação dele.
  3. Pague a taxa do formulário. Seu valor é de US$ 160.
  4. Quando a taxa estiver paga, você poderá realizar o agendamento da sua entrevista, escolhendo o melhor horário e o consulado onde será realizada.
  5. Você precisará ir ao consulado com seus documentos para verificação das informações fornecidas no formulário DS-160 e para a realização da entrevista. Em alguns Estados, esses processos são divididos em dois dias.
  6. Quando seu visto for aprovado, você o receberá em até dez dias.

O que será necessário para que você consiga seu visto de trânsito americano (C-1)?

Para conseguir seu visto de trânsito americano (C-1), você não vai precisar de muitos documentos. Tenha em mãos os seguintes itens no dia da entrevista no consulado:

  • Passaporte atualizado, sem danos, com no mínimo uma página em branco.
  • Fornecer uma foto de acordo com as especificações do Departamento dos EUA.
  • Levar o comprovante de pagamento da taxa.

Além disso, o oficial consular poderá solicitar outros documentos afim de comprovar que você tem um motivo para voltar ao Brasil (algo que te “prenda” aqui). Esses são alguns dos documentos que você poderá precisar apresentar:

  • Comprovantes de renda.
  • Comprovantes de vínculo com o país de residência (como carteira de trabalho, documentação de algum imóvel que te pertença, ou qualquer outro que comprove suas intenções de voltar.).

Agora você está pronto para fazer a solicitação do Visto de Trânsito Americano e pode saber tudo o que precisa sobre viagens lendo outros textos aqui no site!

Leave a Reply