Quais as diferenças entre Primeira Classe, Classe Executiva e Classe Econômica?


 

Algumas pessoas utilizam o avião para chegar aos seus destinos de viagem, onde terão lazer e descanso, outras para irem às cidades onde trabalham ou visitar os parentes nos fins de semana. Qualquer que seja sua necessidade, o primeiro passo para utilizar o meio de transporte é conhecer os conceitos básicos. Se você está se preparando para voar pela primeira vez, precisa saber a diferença entre primeira classe, classe executiva e classe econômica.

Diferença entre primeira classe, classe executiva e classe econômica

Cada companhia aérea tem suas próprias características e oferece diferentes serviços para os seus clientes. Apesar disso, suas classes possuem as mesmas características gerais. Essas são as classes aéreas e suas principais características:

Classe Econômica

A mais conhecida, por também ser a mais ironizada em filmes e séries, é classe econômica. Ela oferece as condições básicas para seu voo, tem o menor preço e é ideal para pessoas que vão realizar trajetos curtos, tornando-se desconfortável para viagens longas.

Poltronas: As poltronas da classe econômica não oferecem grande inclinação, assim como também não são muito largas. E como o espaço entre elas é extremamente limitado, suas pernas também não encontrarão uma posição de extremo conforto durante a sua viagem.

Serviços: O cardápio para quem viaja na classe econômica não oferece muito requinte, além de muitas linhas cobrarem pelas refeições. Além disso, a presença dos serviços TV (conteúdo, monitor e afins), a disponibilidade do Wi-fi e de tomadas e outros serviços variam de acordo com a companhia selecionada, em todas as que contém (muitas não oferecem para a classe econômica) sendo limitados quando comparados às classes superiores.

De forma geral, a classe econômica é perfeita para viagens curtas.

Classe Econômica Premium

Em alguns países existe uma classe entre a Econômica e a Econômica Premium, mas não é o caso do Brasil. A classe Econômica Premium tem preço mais caro do que a Econômica, mas ainda assim está muito abaixo dos valores cobrados pelas classes Executiva e Primeira. Além disso, ela oferece vantagens em relação à anterior:

Poltronas: As poltronas na classe Econômica Premium são mais largas do que as da classe econômica, oferecendo mais conforto para os passageiros que optarem por viajar dessa forma.

Serviços: O cardápio para quem viaja na classe Econômica Premium oferece mais opções e, em algumas linhas, até drinks são oferecidos gratuitamente. Os monitores de televisão são mais largos, oferecendo uma melhor visualização da tela. Todos os serviços disponíveis na classe
Econômica estão presentes na classe Econômica Premium, além de seus clientes terem uma franquia maior de bagagem.

A classe Econômica Premium serve para pessoas que desejam fazer viagens mais longas e que não podem (ou não querem) pagar por viagens caras na Primeira classe.

Classe Executiva

Estimativas dizem que viajar na classe Executiva custa até três vezes mais do que voar na classe Econômica. O preço é maior, assim como o conforto. Algumas companhias já substituíram a
Primeira Classe por essa, que têm sido cada vez mais almejada pelos passageiros quando o assunto é sofisticação.

Poltronas: As poltronas na classe Executiva são largas, confortáveis, que reclinam o suficiente para se transformar em uma cama quando o passageiro desejar, além de oferecerem mais espaço para a acomodação das pernas.

Serviços: Os passageiros que optam por voar na classe Executiva recebem serviços de qualidade desde antes de subirem à bordo, com bebidas antes do voo e algumas companhias oferecem também traslados de ida e volta para o aeroporto. Além disso, o passageiro tem acesso a uma variedade mais ampla de conteúdo para ver na TV, cujo monitor tem tamanho ideal, mais opções no cardápio, refeições servidas com louça e, nas linhas mais luxuosas, até mesmo um bar completo com bebidas reservadas apenas aos clientes Business (que é outro nome utilizado para as classes executivas).

A classe Executiva é a definição de conforto quando o assunto é luxo em uma viagem. Mas é claro que todos esses benefícios teriam um preço, e o valor mínimo cobrado é R$ 6.000,00.

Primeira Classe

Primeira Classe é sinônimo de riqueza para muitas pessoas, e é conhecida por ser muito utilizada por celebridades e grandes personalidades. Em muitas companhias localizada em uma área destacada, com entrada privativa, tem valores até cinco vezes maiores do que aqueles cobrados pela classe Executiva.

Poltronas: A Primeira Classe é referência em conforto, por isso vai além das poltronas convencionais e oferece não apenas largas poltronas, como também suítes particulares.

Serviços: Os cardápios da Primeira Classe de grande parte das companhias aéreas são criados por grandes chefs, que possuem estrelas Michelin. De forma geral, os serviços oferecidos são exatamente os mesmos que são encontrados na classe Executiva.

A Primeira Classe é para pessoas que não abrem mão de obter o melhor de cada experiência que vivem. Com valores acima de R$ 10.000,00, ela oferece todo o luxo necessário para que você se sinta como uma celebridade.

Saber as diferenças entre Primeira Classe, Classe Executiva e Classe Econômica é apenas o primeiro passo para se preparar para uma viagem! Conheça os outros passos lendo outros textos aqui no site!

Leave a Reply