Passagens Aéreas Low Cost


 

Viajar para conhecer outros lugares do mundo é o sonho de grande parte das pessoas, principalmente aqui no Brasil. Infelizmente, essa não é uma realidade acessível a todos, porque além dos custos de hospedagem e documentação, ainda há o alto preço das passagens aéreas. Para tornar os voos mais acessíveis, surgiram as companhias com passagens aéreas Low Cost (de Baixo Custo), e hoje você vai descobrir tudo o que precisa sobre elas.

Passagens Low Cost

Passagens aéreas Low Cost

Passagens aéreas Low Cost são oferecidas por companhias aéreas Low Cost, e são uma opção com preço mais baixo em relação às convencionais. A ideia surgiu nos Estados Unidos, mas rapidamente ganhou adeptos em todo o mundo e consiste em, literalmente, levar os passageiros de um ponto ao outro.

Muitas pessoas pensam que o fato de serem de Baixo Custo está relacionado a segurança dos voos, e por isso esse mercado está enfrentando dificuldades em crescer. A verdade é que grande parte dos problemas relacionados a segurança dos voos também estão relacionados às grandes e famosas companhias aéreas. Mas se o diferencial de uma passagem aérea Low Cost não está na segurança, qual é a sua diferença?

Conforto:

Quando você compra uma passagem aérea Low Cost, deve estar preparado para enfrentar desconforto. Em muitos casos, as companhias aéreas de baixo custo oferecem poltronas menores, mais firmes (ou seja, menos macias), com espaço menor para suas pernas. Para tornar a sua passagem mais barata, a linha precisa possuir também materiais em conta.

Serviços:

Outra diferença entre as companhias aéreas tradicionais e as companhias aéreas Low Cost está em seus serviços. As viagens oferecidas a baixo custo não possuem uma TV para distração durante as horas de voo, não oferecem comida gratuitamente (você precisará pagar pelas refeições, em alguns casos até mesmo por café ou água), você não terá acesso a tampões de ouvido, travesseiros ou mantas, e se houver essa opção, ela será cobrada por fora também.

Bagagens:

Enquanto o serviço de despachar bagagens pode estar incluso (embora não esteja em alguns casos, dependendo da companhia e da classe na qual viajará) nas passagens tradicionais, as passagens Low Cost incluem apenas a bagagem de mão (que pode ter até 10 kg). Para despachar suas malas, uma taxa extra é cobrada.

As companhias aéreas tradicionais permitem que você leve uma mala e mais um artigo pessoal como bagagem de mão, que pode incluir bolsas, notebook, livros, mochilas, cases para sua câmera, etc. Em grande parte das companhias Low Cost isso não existe. Sua bagagem de mão inclui apenas um volume. Isto é, se você levar uma mala, não poderá levar mais nada. Se levar uma bolsa, não poderá levar nada além, e assim acontece com cada item.

As regras:

Em voos Low Cost, você precisará saber exatamente quais são as regras a serem seguidas, porque as companhias costumam ser rígidas e cobrar taxas altas por qualquer regra que for quebrada. Por isso, antes de comprar sua passagem, pesquise bastante sobre a empresa e descubra o que poderá ou não fazer, além dos valores das taxas.

Outra diferença é que grande parte dos voos Low Cost não tem divisão de classes, além de levar mais passageiros do que os voos tradicionais. Seus aviões normalmente são novos e mais potentes (para aguentarem o número maior de passageiros), além de estarem sob as mesmas normas que as companhias tradicionais.

Passagens aéreas Low Cost no Brasil

Companhias aéreas Low Cost são mais comuns em países da Europa e nos Estados Unidos, por isso é possível ter acesso a uma maior variedade de voos de baixo custo. Apesar disso, existem duas que já tem permissão de atuar em solo brasileiro e outras três que planejam vir se juntar a essa concorrência – o que é perfeito para os viajantes e pode afetar os lucros das gigantes tradicionais.

No Brasil, as linhas JetSmart e Sky Airline atuam levando passageiros em voos Low Cost até Santiago, capital chilena. Outras companhias estão aguardando aprovação para começarem a atuar em solo nacional, mas é quase certo de que começarão a atuar em breve.

Aqui também contamos com a companhia brasileira Azul, que foi eleita como melhor Low Cost do mundo segundo ranking do TripAdvisor em 2017. A companhia oferece snacks gratuitos em todos os seus voos, alguém de alguns deles contarem com televisão e de possuírem divisão de classes.

Voar através de companhias de baixo custo é uma ótima opção para quem quer ir para o exterior de forma econômica e não se importa com todo o conforto, ou que não se importa em pagar cada serviço que usar à parte. Agora que sabe tudo o que precisa sobre passagens aéreas Low Cost, pode continuar se preparando para sua viagem lendo outros textos aqui no site!

Leave a Reply