Países para viajar sem passaporte na América do Sul

Brasileiros podem viajar para diversos países sem passaporte. Isso mesmo! Basta levar o documento oficial de identificação (RG) para entrar e permanecer no país por algum tempo como turista. Nesse artigo listamos todos os países para viajar sem passaporte na América do Sul!

Para onde viajar sem passaporte brasileiro

Em razão de acordos celebrados entre o Brasil e os países membros do Mercosul, é possível viajar pela América do Sul apenas com o documento de identidade. No entanto, vale a pena se atentar para algumas regras específicas.
Para muitos dos destinos que mencionamos abaixo, pode ser necessário apresentar comprovante de vacinação contra algumas doenças, como a febre amarela.

Argentina

Na lista de países para viajar sem passaporte na América do Sul, um dos mais buscados é a Argentina. Trata-se de um país de grandes proporções, com diversas opções para os turistas.
Chegando ao país, os brasileiros podem entrar diretamente, sem a apresentação de passaporte. Basta ter em mãos o documento de identidade, que garante uma estadia de até 90 dias.
O país é conhecido principalmente pelas exuberantes apresentações de tango. No entanto, essa não é a única atração disponível. Os visitantes podem aproveitar uma rica vida noturna, muitos parques e áreas verdes e um saboroso churrasco, chamado de assado.

Bolívia

Outra opção para viajar sem a apresentação de passaporte é a Bolívia. Esse país oferece belezas naturais incríveis, como o Salar de Uyuni, conhecido como o maior deserto de sal do mundo.
Além disso, os amantes de história podem aproveitar sítios arqueológicos que nos ajudam a compreender as origens do povo desse país e da humanidade como um todo. Muitos brasileiros fazem roteiros de vários dias, para conseguir aproveitar bem as atrações.

Chile

Muito elogiado por turistas, o Chile está na lista de países para viajar sem passaporte na América do Sul. Por lá são vários os pontos que merecem ser visitados, incluindo diversas belezas naturais, como desertos, vulcões, vinhedos e até mesmo geleiras.
Os destinos mais buscados dentro do país são Patagônia Chilena, Santiago e Ilha de Páscoa. Em todos esses lugares é possível encontrar uma riqueza cultural e histórica incrível. Ao mesmo tempo, o país oferece uma arquitetura moderna e atrativa.

Colômbia

Colômbia é o país onde viveu Pablo Emilio Escobar Gaviria, um dos maiores – se não o maior – traficantes de todos os tempos, personagem que já apareceu em filmes e séries.
O país é rico em belezas naturais. De um lado é banhado pelas águas caribenhas, ao passo que do outro lado é farto em cafezais. O café é uma das bebidas mais tradicionais do país, que exporta os grãos para todo o mundo.
A capital do país, Bogotá, recebe milhares de visitantes todos os anos. Se você é brasileiro, poderá desfrutar de todas as maravilhas desse país mesmo sem passaporte. Permaneça como turista por alguns meses no país.

Equador

Já que estamos falando sobre países para viajar sem passaporte na América do Sul, não poderíamos deixar de fora o Equador. Trata-se de um dos países mais baratos do mundo para viajantes.
Além da beleza das cidades, os turistas podem ver de perto diversas belezas naturais, como os vulcões Cotopaxi e Chimborazo e as Ilhas de Galápagos.

Paraguai

Para finalizar a nossa lista de países para conhecer sem passaporte, temos mais uma opção de relevo. O Paraguai está bem pertinho do país, sendo um dos que fazem fronteira.
Essa pode não ser a primeira opção para os turistas, que preferem destinos mais exóticos e mais ricos em belezas naturais. No entanto quem já foi afirma que vale a pena dar um pulinho por lá.

Lista de países que permitem a entrada de brasileiros sem passaporte

Acima mencionamos os principais destinos da América do Sul para viajar sem passaporte. No entanto, essas são apenas algumas das opções de destinos. Confita a lista completa de países para conhecer agora mesmo:

  • Argentina
  • Bolívia
  • Chile
  • Colômbia
  • Equador
  • Paraguai
  • Peru
  • Uruguai
  • Venezuela

Dicas para viajar sem passaporte

Apesar de não exigirem o passaporte para ingresso no país, os países que listamos acima exigem a apresentação do documento de identidade oficial, que no caso brasileiro é o RG. O documento deve ser recente e estar legível.

Além disso, para viajar pode ser necessário apresentar um comprovante de vacinação. E atenção, não basta ter o seu cartão de vacinação em mãos. O documento correto é o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

Dos países para viajar sem passaporte na América do Sul, você já conhece algum? Quais deles gostaria de visitar? Vale a pena conferir passagens promocionais para esses destinos. Dependendo da época do ano os voos saem super barato.

Leave a Reply