Como Tirar Passaporte

Ser um viajante de primeira viagem não é muito fácil, não é? Encontrar todas as informações necessárias para se preparar para a data tão esperada pode ser um desafio com tantos textos confusos. Para sua sorte, você descobrirá aqui tudo o que precisa sobre como tirar o passaporte e ser informado sobre sua importância!

O que é o Passaporte?

O Passaporte é um documento que todo brasileiro que deseja viajar para os países fora do continente Sul-Americano precisa, obrigatoriamente, ter em mãos. Ele é individual, tem validade de dez anos e serve como sua principal forma de identificação em países estrangeiros, além de ser um dos métodos para que os governos tenham controle sobre as viagens de seus cidadãos.

Por ser um documento exigido em todas as viagens para o exterior, é um dos primeiros passos que qualquer pessoa deve ter em mente quando quiser começar a viajar. Para conseguir o seu, você precisará de tempo e dinheiro para a emissão, por isso é preciso que você o faça com antecedência.

Sendo carimbado a cada nova viagem, ele garante assim o registro de cada vez que você sai do país. Muitas pessoas encaram um passaporte cheio de carimbos como um objetivo de vida, se tornando a melhor representação dos desejos contemporâneos. Afinal, desde quando descobriram que era possível com conforto e praticidade, conhecer o mundo tornou-se realmente acessível.

Como tirar o Passaporte?

Mas, para ter um passaporte com muitos carimbos, você precisa ter um! Para isso, primeiramente é preciso informar que o passaporte só pode ser emitido pela Polícia Federal e que envolve o pagamento de taxas, como já foi dito acima. Esteja preparado para esse gasto extra caso esteja planejando uma viagem para o exterior. Agora, você pode ler do que precisa fazer para tirar o seu e começar a viajar pelo mundo:

Tenha em mãos a documentação necessária: Reúna todos os documentos de que vai precisar no processo, e se ainda não tiver algum, vá atrás de fazê-los. Você vai precisar de seu documento de identidade (podendo ser a carteira de identidade, carteira de habilitação com foto, carteira funcional reconhecida por lei federal, ou carteira de trabalho), da sua certidão de casamento (caso tenha se casado), CPF e o Certificado de Naturalização. Leve seu passaporte anterior, caso haja algum, se não a taxa cobrada será maior.

Esteja regular com a justiça eleitoral e com o serviço militar: Você só poderá tirar seu passaporte se estiver com a situação regularizada com a justiça eleitoral e com o serviço militar.

Preencha a solicitação no site da Polícia Federal: Depois de juntar todos os documentos necessários e verificar se sua situação com a justiça eleitoral e com o serviço militar está regular, você precisa acessar o site da Polícia Federal e preencher um formulário com quatro telas sobre dados pessoais. Para acessar o formulário clique aqui.

Pague a taxa de emissão: Quando você terminar de preencher a solicitação no site da Polícia Federal, serão gerados um protocolo com o sua solicitação e o boleto do Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento. O preço atualmente é R$ 257,25 e somente após o pagamento você poderá realizar o agendamento através do mesmo site.

Agende seu atendimento: Você precisará agendar um horário de atendimento através do site da Polícia Federal, e pode acessá-lo diretamente na página de agendamento clicando aqui. Após acessar com o número do CPF, a data de nascimento e com o número de protocolo, você será encaminhado para uma tela com as cidades, postos, datas e horários disponíveis. Selecione o que melhor se adequar ao seu calendário.

Na data agendada: Você deverá comparecer ao posto selecionado da Polícia Federal com todos os documentos citados acima originais e, apesar de não ser solicitado em todos os casos, o comprovante impresso de pagamento da taxa de emissão. Após a triagem, você receberá uma senha e será chamado para conferir os dados cadastrados, então você será encaminhado para a coleta de impressões digitais e para tirar sua foto. Ao final, você receberá um protocolo com a data de entrega, que deverá ser apresentado quando você for buscar seu passaporte. Caso o passaporte seja para uma criança até três anos de idade, também é preciso levar uma foto recente, em tamanho 5×7 e com fundo branco.

Ao retirar seu passaporte: Você deverá levar um documento de identidade original quando for buscar seu passaporte na data indicada pelo protocolo.

Não existe idade certa para começar a viajar e conhecer o mundo, e agora que sabe como tirar o passaporte, você pode se preparar melhor para sua primeira viagem lendo outros textos aqui no site.

Leave a Reply