Como Tirar o Visto Americano?

Se você quer viajar para os Estados Unidos, ou está precisando fazer algum curso ou viajar a trabalho, você precisará de um visto americano. Grande parte das pessoas que pensam em sair do país pela primeira vez ainda não conhecem todo o processo necessário para conseguir um, por isso você vai saber como tirar seu visto americano!

Como tirar o visto americano?

Ir para os Estados Unidos ao menos uma vez na vida é o desejo de quase todo brasileiro, já que desde a infância somos incentivados com os inúmeros filmes vindos de Hollywood e que falam sobre Nova Iorque, e com a fama dos parques da famosa Disney. Se você está lendo isso, é porque planeja visitar esse destino desejado.

Visto Americano

O que é o visto americano?

Muitas pessoas procuram tirar o Visto Americano sem sequer saber do que se trata, apenas para ter acesso às suas viagens dos sonhos. Apesar de ser perfeitamente possível você conseguir um sem saber exatamente do que se trata, ser informado nunca é demais quando o assunto é viagens, não é mesmo?

O Visto é a permissão de entrada que você pode receber para ir a qualquer país que não seja o seu de origem. Você só pode conseguir o seu no consulado do país de destino, seja ele qual for, e quando obtido deve ser anexado ou carimbado ao seu passaporte (o famoso carimbo do passaporte, que tornou-se símbolo de status social).

Ele determina não apenas sua permissão para ir a determinado país, como também quanto tempo pode passar ali, onde pode ir e o que pode fazer. Existem muitos tipos de vistos americanos, que caracterizam diferentes finalidades e determinam quanto tempo você será autorizado a ficar. Esses são alguns dos tipos de vistos americanos que você pode conseguir:
Visto tipo B1: Caracteriza viagens a negócio, que são feitas com fins de fazer parte de feiras internacionais, assinatura de contratos, exposições, palestrantes, conferências e seminários acadêmicos, pesquisadores e estagiários da medicina, trabalhos voluntários sem fins lucrativos, empreendedores, etc.
Visto tipo F1: Caracteriza as viagens feitas com fins de estudos, como intercâmbios ou estudos em Universidades, etc.
Visto tipo B2: Caracteriza as viagens feitas a turismo ou com fins de tratamentos médicos, e é o mais comum entre os brasileiros que viajam aos Estados Unidos.
Visto tipo H: Caracteriza as viagens de trabalhadores, que foram contratados previamente por empresas americanas que fizeram uma petição alegando não encontrarem ninguém mais qualificado nos próprios Estados Unidos.
Visto tipo L: Caracteriza as viagens de trabalhadores temporariamente transferidos por empresas multinacionais.

Como tirar o Visto Americano?

Agora que sabe o que é um Visto Americano, você precisa saber como obter o seu caso queira marcar sua viagem para os Estados Unidos. Por isso, para conseguir o seu visto americano você precisará seguir o passo a passo:

  1. O primeiro passo é ter um passaporte, e se você ainda não tem um, pode aprender como tirar o seu lendo o texto sobre isso aqui no site!
  2. Preencha online o formulário DS-160, que você pode acessar clicando aqui. Anote o número de identificação (Application ID) de seu formulário, porque precisará dele para acessá-lo posteriormente. Lembre-se de tomar cuidado para que todas as informações sejam precisas, caso contrário poderá atrasar o seu recebimento do visto.
  3. O pagamento da taxa é feito em outro sistema, e você precisará criar um cadastro para poder pagar. A taxa varia, mas para os vistos mais comuns custa US$ 160.
  4. Com a taxa paga, você poderá agendar sua visita ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) no horário e local que for melhor para apresentar os seus documentos, fazer a coleta de impressões digitais e tirar a foto oficial. Você precisará levar seu passaporte, o comprovante de pagamento do agendamento e o formulário DS-160 preenchido.
  5. Se tudo estiver correto e for conforme o formulário, você será encaminhado para uma entrevista no Consulado Americano.
  6. Quando seu visto for aprovado, você o receberá em até dez dias.

Menores de 14 anos ou idosos a partir de 80 anos podem pular a entrevista, se assim desejarem, submetendo suas documentações por representantes.

O que é a entrevista?

A entrevista no Consulado Americano determinará se você terá seu visto liberado ou não e por isso é muito temida, principalmente pelas pessoas que nunca viajaram antes. Apesar disso, tenha em mente de que ela serve apenas para confirmar o propósito de sua viagem.

Para a entrevista, você precisará levar: seu passaporte (e qualquer passaporte anterior também, caso você tenha), e qualquer documento que você julgue ser necessário para a sua entrevista.

De acordo com a Lei de Imigração e Naturalização, você precisa demonstrar ao oficial entrevistador que tem, de forma resumida, algo que te prenda (não em um sentido ruim, é claro) ao Brasil, um bom motivo para voltar. Algo como uma carteira de trabalho assinada, imóveis, família ou qualquer outro aspecto de suas vidas que possa certificar que você não se tornará um imigrante ilegal nos Estados Unidos (e isso vale para qualquer país para onde você desejar ir!).

Agora você sabe tudo o que precisa sobre como tirar o Visto Americano e pode ler outros textos aqui no site para se preparar melhor para a sua viagem!

Leave a Reply