Airbnb – Como Funciona o Site de Aluguel de Quartos e Apartamentos


 

Sabia que existe uma maneira bem econômica de se hospedar durante suas viagens? A plataforma Airbnb oferece a possibilidade de alugar quartos e apartamentos inteiros por preços mais acessíveis do que os praticados por hotéis e pousadas. Mas essa não é a única vantagem oferecida por esse site.

Nesse artigo vamos mostrar como funciona o Airbnb, a maior plataforma para locação de espaços residenciais do mundo. Se você já está planejando a sua próxima viagem, vale a pena finalizar esse artigo antes de reservar o seu quarto de hotel.

O que é o Airbnb

Antes de falarmos sobre como funciona o Airbnb, vale a pena entender o que é essa plataforma, qual o seu propósito e o que ela realmente oferece. O Airbnb é um site que conecta pessoas que desejam alugar suas casas a pessoas que procuram acomodações.

Atualmente já são mais de 81.000 cidades atendidas, espalhadas por 191 países em todo o mundo. Isso significa que não importa para onde você vá, é muito provável que existam opções de quartos compartilhados, quartos individuais, apartamentos e até mesmo casas inteiras disponíveis para locação.

O Airbnb não possui nenhuma propriedade particular. Isso significa que a plataforma atua como intermediária entre as pessoas – entre os proprietários e os viajantes. Tanto os anfitriões (donos do imóvel) quanto os hóspedes devem se cadastrar na plataforma para aproveitar os serviços oferecidos.

Ao se cadastrar, o dono do imóvel preenche um perfil, mostra fotos do espaço e estabelece o valor a ser cobrado pela locação. Já os viajantes podem se cadastrar, buscar por espaços e fazer uma reserva. Imagine um site de hospedagens em hotéis, só que voltado para casas particulares.

Como fazer uma reserva dentro do Airbnb

Papara entender como funciona o Airbnb é preciso levar em consideração os tipos de espaços que podem ser alugados. E aqui entra um dos grandes diferenciais dessa plataforma: praticamente todo tipo de espaço que você imaginar pode estar disponível, incluindo casas na árvore e cabanas no meio de uma ilha.

Mas no geral, as habitações disponíveis são quartos compartilhados, quartos inteiros, apartamentos inteiros e casas inteiras. Os detalhes de cada habitação ficam disponíveis no perfil do proprietário, com fotos, instruções de como chegar, detalhes sobre as comodidades do espaço e outras informações relevantes.

Fazendo uma reserva passo a passo:
1. Acesse a sua conta na plataforma Airbnb
2. Faça uma busca com base na cidade, nas datas, no tipo de espaço desejado, no preço médio cobrado e número de hóspedes
3. Entre no perfil de cada uma das habitações que chamarem a sua atenção
4. Leia com atenção as informações sobre a habitação, em especial sobre as comodidades disponíveis, a localização e opiniões de pessoas que já ficaram no local
5. Selecione a opção desejada e faça a sua reserva

Alguns dos principais conceitos dentro do Airbnb

Já que estamos falando sobre como funciona o Airbnb, vale a pena ter em mente alguns conceitos e termos que aparecem no site com frequência. Eles vão te ajudar a escolher as melhores habitações.

Comodidades

Além de oferecer a habitação, os anfitriões podem adicionar itens, acessórios e outras coisinhas para tornar o seu ambiente ainda mais atrativo. Entre as comodidades podem estar material para cozinha, sabonete, toalhas de banho, ar condicionado ou aquecimento e quite de primeiros socorros.

Esses são apenas alguns exemplos de comodidades. Em muitos espaços a lista pode ser bem maior. No entanto, algumas habitações oferecem apenas o básico. Por isso é importante ficar de olho antes de fazer a reserva.

Superhost

Outro termo comum dentro da plataforma é superhost. Trata-se de um anfitrião que já possui muita experiência dentro do site e recebe comentários positivos de hóspedes. Ou seja, se você escolher reservar um espaço de um superhost, terá a segurança de que o espaço vale realmente a pena.

Durante a sus busca por uma habitação é possível filtrar para que os resultados exibam apenas espaços de anfitriões que são superhost. Mas fique tranquilo, o preço desses espaços não costuma ser mais caro do que o normal. Só significa que são anfitriões que cumprem o que prometem.

Reserva instantânea

Durante a reserva de uma habitação, nem sempre é possível confirmar a reserva de forma instantânea. Muitas vezes você precisa mandar uma mensagem ao anfitrião, que pode aceitar ou não o pedido dentro de 24h.

Se você quiser reservar de uma vez sem esperar por uma resposta, deverá escolher habitações marcadas com “reserva instantânea”. Basta fazer a reserva e pagar o valor correspondente, para que tudo se confirme de forma imediata, sem esperar por respostas.

Agora você já sabe um pouco mais sobre como funciona o Airbnb. Essa é uma plataforma completa, que apresenta diversas funções e opções. Por isso, vale a pena fazer uma visitinha, navegar pelos menus e dar uma olhada nas diversas opções de espaços oferecidos no site.

Leave a Reply